Pular para o conteúdo

Em tempos de Internet, nem toda nudez precisa ser castigada

Este é um post bem objetivo, um tapa-buraco enquanto não temos tempo para desenvolver outros temas que estão em nossa lista de pautas. A intenção dele é ajudar você, exibicionista como nós, a entender melhor quais os limites que Instagram e Twitter – as principais redes usadas por quem quer mostrar suas vergonhas por aí – impõem a conteúdos sensuais e eróticos.

Print de conversa do instagram
Mais um post para ajudar os outros. Talvez não sejamos pessoas tão horríveis assim!

Instagram

As orientações do Instagram quanto à nudez encontram-se nas Diretrizes de Uso da rede:

“Publique fotos e vídeos apropriados para um público variado.
Sabemos que há momentos em que as pessoas podem querer compartilhar imagens de nudez de natureza artística ou criativa, mas, por vários motivos, não permitimos nudez no Instagram. Isso inclui fotos, vídeos e alguns conteúdos criados digitalmente que mostram relações sexuais, genitais e foco em nádegas totalmente expostas. Algumas fotos de mamilos femininos também estão incluídas, mas fotos no contexto de amamentação, parto e pós-parto, em situações relacionadas à saúde (por exemplo, pós-mastectomia, conscientização sobre câncer de mama ou cirurgia de confirmação de gênero) ou como ato de protesto são permitidas. Nudez em imagens de pinturas e esculturas também é permitida.”

Print do perfil do instagram @curiouscouplerj
Esse é o nosso perfil. A gente sabe que as regras do Instagram são restritivas, e que não vão mudá-las por nossa causa; então, nos adaptamos, e apostamos muito mais no implícito, nos detalhes.
Foto preto e branca de uma mulher nua, de pé, de costas apoiada numa mureta,  na Lagoa Rodrigo de Freitas à noite.
Antes deste perfil tínhamos outro, que caiu quando postamos essa imagem no stories, em sequência com a próxima foto. A bunda estava oculta por uma caixa de perguntas, mas não funcionou.
Mulher nua sentada, com as mãos sobre os joelhos. Apenas as unhas estão em foco.
Logo depois da foto acima, postamos essa. Mesmo com os seios desfocados e ocultos por uma caixa de perguntas, o perfil caiu. Conseguimos recuperá-lo depois, e o Instagram se desculpou dizendo que o derrubou “por engano”. Hoje é nosso perfil reserva.
Mulher nua sorrindo, sem mostrar o rosto por completo, agarrando um sos seios.
A última alteração da política do Instagram foi em 2020. Na época, um comunicado oficial da empresa explicou um pouco melhor as restrições quanto a seios: “Reforçamos, no entanto, que imagens que contenham seios sendo apertados, em um movimento de agarrar com os dedos dobrados e onde há uma clara alteração no formato dos mesmos, continuam violando as nossas políticas e serão removidas.”. Por causa disso, nunca postamos fotos como essa.
Foto de bunda de mulher na praia, sendo apertada pela mão do namorado, com o mar e as ondas ao fundo
Se não pode apertar os seios, provavelmente também não pode apertar a bunda. Na dúvida…
Mulher soprando fumaça sobre os próprios seios
As auréolas fazem parte dos mamilos? Como não sabemos qual seria a resposta de Mark Zuckerberg a essa pergunta, melhor não arriscar.
Mulher pagando boquete no namorado
Era um boquete? Sim. Dá pra perceber? Talvez um outro desavisado não malde. Mas, cumprimos regras: se está escrito que não podem ser mostradas relações sexuais, respeitaremos.
Um exemplo de como driblar as restrições do Instagram: o corte da foto eliminou o mamilo, e o uso de preto e branco torna a auréola quase invisível.
Mulher mijando no chão de um box de banheiro usando uma sandália vermelha
Apesar de polêmica, ao menos na teoria essa foto está de acordo as Diretrizes do Instagram.

Twitter

A política do Twitter quanto à nudez é muito mais permissiva que a do Instagram. Resumidamente, basta não publicar nada explícito na capa ou no banner do perfil:

“Por isso, você não pode incluir conteúdo violento, adulto ou de ódio nas áreas de alta visibilidade do Twitter, incluindo vídeos ao vivo e imagens do perfil, da capa ou do banner da Lista ou da Comunidade. Se você compartilhar esse tipo de conteúdo no Twitter, deverá classificar sua conta como sensível.”

Mulher mijando no chão de um box de banheiro.
No Twitter é possível postar a versão sem cortes da imagem anterior, para júbilo da galera do golden shower.
Wax play no seio de uma mulher.
No Instagram: impensável. No Twitter: nada de novo sob o sol, desde que não seja postada na capa ou na foto de perfil.
Close na ppk de mulher com as pernas abertas.
O Twitter, ao contrário do Instagram, ama ppks. É quase um EAD em ginecologia.

2 comentários em “Em tempos de Internet, nem toda nudez precisa ser castigada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *